O espelho de Narciso

domingo, 21 de novembro de 2004

A Teoria da Vaidade

Chegou a altura de vos esclarecer acerca deste invulgar nome de blog.
Tudo começa pelo provérbio adaptado "diz-me que blog tens, dir-te-ei que tipo de vaidoso és", que constitui o fundamento da Teoria da Vaidade (Costa, 2004). Mas, deixando-me de graças científicas, passemos aos factos. Para mim, a escrita é um acto de vaidade, pois pressupõe que estamos conscientes que a nossa habilidade para escrever e as nossas opiniões são, no mínimo, interessantes. Daí o paralelismo a Narciso… E escrever um blog, ou seja, escrever na rede global que é a Word Wide Web, onde há 6 mil milhões de potenciais leitores, seria o nível supremo da vaidade.
Mas o contacto com os blogs dos meus amigos, tão conhecidos de todos, fizeram mudar a minha maneira de ver as coisas. É uma benção para mim, leitora, que esta vontade de escrever e de partilhar as nossas ideias com os outros se traduza num espaço que pretende divulgar o que vai no íntimo de cada um. Porque essa vontade se expressa em conhecimento, não só das outras pessoas mas de outros assuntos, outros pontos de vista. E permite que fiquemos maravilhados com o que de belo existe nos outros.
Quanto à minha teoria da vaidade, abandonada por falta de fundamentos, serviu pelo menos para alguma coisa: conduziu-me à descoberta de um mundo maravilhoso e à valorização da partilha. A todos os que escrevem, OBRIGADA por me mostrarem como pode ser belo esse dom que é a escrita!