O espelho de Narciso

quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Um outro olhar...

Saldanha. 19 horas.
O bilhete já guardado na minha mala diz "Diários de Che Guevara". Sento-me numa vulgar cadeira de cinema, a rebentar de expectativas e de curiosidade. Os dez minutos de trailers parecem-me um compasso de espera quase insuportável e eu opto por olhar apenas. O meu pensamento está cheio de imagens, sons e comentários de algo que eu nunca vi e fervo de impaciência.
Mas eis que ele chega! E, durante as duas horas de projecção, eu não vi um filme... Vi uma imensidão de sentimentos, emoções, sonhos, ideais expressos em imagens, as mais belas imagens que presenciei nos últimos tempos. Senti-me envolvida em poesia, não a poesia dos livros e das palavras sonantes mas a poesia dos sentidos. Não vi só um filme, porque me levantei da cadeira muito mais rica do que ao ver uma banal fita de cinema. Rica em experiências pelas quais nunca passei mas que vivi como minhas, rica em sentimentos que não são meus mas que os sinto dentro de mim, como uma dádiva. E, principalmente, o filme despertou-me para uma outra realidade, tão longínqua mas tão igual ao nosso quotidiano, para outras vivências maiores que nós... Agora, aqui sentada, já não sei discernir o que vi, o que senti e o que pensei: é essa a magia deste filme, transportar-nos para fora de nós e transformar-nos cá por dentro.
Talvez outras pessoas, naquela mesma sala, naquele mesmo momento tenham sentido o que eu senti. Mas há algo que foi só meu, naquelas duas horas: a experiência de (tentar) compreender o que toca a alma dos outros! Estar ali levou-me mais perto de algumas pessoas, algumas até sem mesmo as conhecer. Pude descentrar-me de mim mesma e sentir, mais do que conhecer, como elas vivem, sonham e se entregam ao mundo.
Foi, mais do que um filme, uma experiência maravilhosa, um outro olhar...

1 Comments:

  • Agora já deves conseguir compreender o que sinto da cada vez que vejo o filme...e já conseguiste compreender (e ver) os sentimentos que jorram por mim naquela experiência. Gostei muito de a partilhar contigo! Muitos beijinhos muito grandes

    By Blogger Palroni, at 26/11/04 15:39  

Enviar um comentário

<< Home