O espelho de Narciso

segunda-feira, 21 de março de 2005

Inverno... Primavera!

O hoje é muitas coisas ao mesmo tempo: equinócio da Primavera, o primeiro dia de Primavera, o “primeiro ponto de Áries”, entramos em Carneiro nos mapas astrais, o Dia Mundial da Árvore...
Este dia faz-me lembrar um outro 21 de Março, há muitos anos atrás... Numa festa do Dia Mundial da Árvore, fui uma entre muitas crianças que plantaram uma árvore e cantaram músicas primaveris. Houve uma que nunca esqueci:
.
Sopra o vento, cai a chuva
Molha tudo no meu jardim
Já não posso brincar lá fora
Fico triste com o tempo assim.

Foi-se o vento, foi-se a chuva
Tudo brilha no meu jardim
Verdes folhas, lindas flores
Que alegria para mim!
.
Lembro-me de a cantar nesse dia radioso de Sol, depois de muitos ensaios na sala de música à volta de um aquecedor e com os chapéus de chuva a pingarem num canto. E lembro-me de a cantar em inúmeras ocasiões, com a testa encostada à janela fria da casa dos meus avós, vendo a chuva a cair e a ensopar o quintal onde eu adorava brincar. Ainda hoje, em dias de chuva, me apetece cantar esta música, como se pudesse enxugá-la só com a simples menção de dias de Sol, de Primavera.
E este ano... Este ano parece estar do avesso! O Inverno passou radioso, solarengo, quente até. E é agora, com a Primavera a espreitar, que a chuva vem e nos remete à luz artificial, às tardes em casa e aos vidros frios em contacto com a testa, enquanto olhamos os pingos de chuva a caírem no chão. Mas talvez assim a Primavera consiga pelo menos devolver-nos um pouco de verde que esse Sol invernal nos tem roubado!