O espelho de Narciso

quarta-feira, 18 de maio de 2005

Pushing too hard

Tenho em mim esta mania terrível de exigir demais de tudo e de todos! Um feitio nada bom que me deixa exausta, desiludida e ressentida comigo mesma...
Levo o tempo todo a obrigar-me a ser perfeita, a fazer tudo perfeito, a não falhar um passo, um gesto, uma palavra... Mas sou demasiado imperfeita para esta ser uma tarefa alcançável. E, quando a imperfeição começa a sufocar, encontro no caminho apenas uma espiral de descontentamento e de frustração que me derruba.
E, enquanto isto, exijo dos outros outro tanto. Não que sejam perfeitos mas que tenham uma leitura perfeita de mim. Que me dêem atenção quando preciso dela; que me apoiem quando estou em baixo; que me sustenham quando desfaleço; e que sejam capazes de o perceber (apenas) pelas pequenas nuances de mim que deixo escapar enquanto tento parecer perfeita e segura...
Exijo demais, sim! Talvez não por palavras, talvez quem me rodeie não note esta contínua exigência, mas exijo-o interiormente. E isso arrasta mais sofrimento do que esperar ultrapassar tudo sozinha, porque me deixa cheia de tristeza pelo apoio que não vejo chegar e depois de raiva por esta tristeza que sei ser provocada somente por mim, por este feitio nada bom que me deixa apenas exausta, desiludida e ressentida comigo mesma...
E todas essas vezes prometo a mim mesma nunca mais exigir milagres, que dura só até à próxima vez!...