O espelho de Narciso

domingo, 3 de julho de 2005

O que é a solidão?

A solidão de um amigo, a minha própria solidão, fizeram-me recordar um texto há muito tempo escrito e guardado na caixinha das recordações... Escrito noutras circunstâncias e com outras (des)preocupações na alma, mas ainda assim repleto de pensamentos e sentimentos que posso reconhecer. Relê-lo fez-me voltar a esse tempo em que eu, finalmente curada de tantas dores de alma, me deitava na cama a olhar o tecto e só conseguia sorrir. E fez-me sorrir novamente, por entre as lágrimas que às vezes ardem nos olhos e teimam em escorrer... Aqui vos deixo, com a “sabedoria” de tempos mais calmos e mais sensatos:

“O que é a solidão?
Um dia pensei que a solidão era não ter uma pessoa ao meu lado, que me apoiasse, com quem pudesse partilhar alegrias e tristezas, no ombro de quem pudesse chorar. Pensava que a solidão era andar sozinho por entre a multidão, olhar para cada rosto e ver um muro de gelo, gritar e ninguém olhar. Porque eu sentia-me só, não tinha ninguém para partilhar cada pedaço da minha vida, gritava e ninguém olhava para mim, apesar de estar rodeada de gente...
Mas um dia fiquei sozinha... e não me senti só. Não tinha ninguém ao meu lado e ainda assim sentia a solidão bem longe. E então descobri o verdadeiro sentido da solidão! Descobri que a solidão é não me ter a mim própria para me apoiar, é não confiar naquilo que sou e naquilo que valho, é precisar de alguém por não conseguir estar comigo mesma e ajudar-me a mim própria.
E, afinal, o que é a solidão? É o vazio de um Amor ausente... Talvez me sinta só quando não consigo amar o suficiente aquilo que sou, quando o meu não-Amor me isola do amor dos outros. Mas como me amar, se não perdoo as falhas que cometo, os defeitos que tenho e a pessoa que sou? Porque no Amor é necessário o perdão, assim a solidão toma conta daqueles que não se sabem perdoar.”

14 de Setembro de 2003

3 Comments:

  • Já te perdoaste? Sequer tens algo pelo qual te tenhas de perdoar ao ponto de te sentires só? Não vejo o quê....;o)
    beijinhos grandes
    P.s. a minha perspectiva não era bem essa

    By Blogger Palroni, at 4/7/05 22:25  

  • Eu sei.. Talvez nem seja sequer a minha perspectiva. É apenas a perspectiva da Rita que fui há uns anos atrás, que finalmente encontrava um pouco de amor-próprio e deixava de se culpar por todos os seus males de amor.
    Entretanto, há alguma coisa para perdoar? Certamente que sim, há sempre erros ao longo do caminho - erros que são ideias que consideramos acertadas quando os cometemos... Temos sempre de os compreender, para que possamos viver em paz com as nossas acções. Mas isto talvez nem tenha nada a ver com a solidão... ;)
    Beijinhos

    By Blogger Rita Costa, at 5/7/05 02:15  

  • Perfeito! :)
    Sempre que te julgares só, lembra-te de que estás contigo...! *
    Beijinho*

    By Blogger Vida, at 19/7/05 10:14  

Enviar um comentário

<< Home