O espelho de Narciso

quinta-feira, 7 de julho de 2005

Síndroma de Início de Férias

Levo um ano inteiro a desejar FÉRIAS! Este ano, esse desejo foi especialmente abundante, depois de tanto trabalho e sofrimento na variante do meu coração... E os últimos dias foram um tormento que dificilmente suportei!
E depois, finalmente... FÉRIAS! Como me soube bem entregar a pilha de trabalhos já concluídos e respirar fundo... Naquele instante todo o cansaço se dissipou e um sorriso como havia muito não esboçava surgiu-me no rosto, iluminou tudo à minha volta e senti-me pronta a, se fosse preciso, voltar ao trabalho duro no mesmo instante.
Andei assim, em estado de graça, durante uns tempos... Mas o Síndroma de Início de Férias já andava aí a espreitar, insidiosa e maliciosamente, para me atacar quando me apanhasse desprevenida. E agora estou aqui, completamente atacada... A falta de ocupação deixa-me na cama até às tantas da tarde e às voltas a tentar dormir às tantas da madrugada, arrumo, limpo e organizo tudo o que possa ser passível de arrumação, limpeza e organização, estou dias inteiros fora de casa, “ocupadíssima” com coisas triviais, arranjo qualquer desculpa para aparecer na faculdade... enfim, mil e uma desculpas e actividades típicas de quem de repente ficou de mãos e cabeça desocupadas, sem nada para fazer! E, como se não bastasse, pareço uma ilha, isolada neste canto da Grande Lisboa, sem os amigos por perto, contando os dias para o reencontro... E tudo isto acaba por fazer das suas e deixa-me a vida desregulada e o humor sensível, com os sonos trocados e as lágrimas por companhia!
Felizmente, o início é bem curto... A partir de amanhã, aposto que estou curada deste maldito síndroma, para não parar mais até ter de me refrear e concentrar-me no estudo, de novo. Entretanto, vou estar ausente... Portugal e Espanha serão a minha casa, longe destas paredes onde me enfio todo o ano a trabalhar. Até um dia, amigos!