O espelho de Narciso

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Assim reflectida

Lembro-me sempre do que considero um dos maiores elogios que já me fizeram. Veio de um colega de turma com o qual me dava bem mas com pouca proximidade. Era uma pessoa reservada mas, apesar de ter caído de pára-quedas numa turma já constituída e com ligações muito fortes, gostava de socializar. Gostei sempre dele e é dele que me lembro sempre que esse momento me vem à memória.
Passou-se numa aula de Educação Física em que jogávamos uma partida de futebol. E o Tiago lá decide comentar, num intervalo: “A Rita farta-se de jogar, faz o campo todo!” Para muitos uma frase destas poderia não dizer nada... Para mim significou um mundo! Afinal, a forma como jogo (ou melhor, jogava) futebol reflecte o modo como sou em todos os campos da minha vida. E ver isso valorizado por alguém enfunou a minha alma de orgulho e amor-próprio.
É verdade! Gosto de jogar à defesa, lá no fundo onde não sou notada. Mas empenho-me à séria no meu papel e quem estiver com atenção ou a aturar-me no campo percebe que, da minha posição resguardada, gosto de controlar e pôr o jogo a mexer: percorro as alas laterais, dou indicações, chamo a atenção... mas dispenso os remates que empurram os jogadores para o “estrelato”! Prefiro oferecê-los de bandeja... Mas é assim que gosto de ser, alguém que trabalha afincadamente para que a equipa funcione, sem se sujeitar aos projectores da fama. Se me faço notada, gosto de o ser pelo esforço e não pela glória!
E é por isso que, naquele dia, o comentário do Tiago tornou-se uma das minhas bandeiras, uma prova de que a minha maneira de ser pode ser valorizada e o maior elogio que recordo. E vindo de alguém com quem tinha pouca proximidade significou mundos para mim...

Onde quer que estejas, um beijo enorme para ti, Tiago! =)