O espelho de Narciso

sábado, 3 de dezembro de 2005

Ausentite aguda

Hoje vou passar um pouco ao lado daquilo que costumam ser os meus temas e estilo de escrita... Hoje estou questionadora e reivindicativa!
Ainda vão ter de me explicar esse fenómeno largamente partilhado que se chama o estado Ausente no Messenger! Porque, cá para mim, Ausente é mesmo ausente, fisicamente fora da área de influência do computador, “não vale a pena chatearem que vão estar a falar para as paredes!”... Ausente é um estado provisório e, pelo menos para mim, excepcional (no sentido de excepção, claro!) já que o objectivo do Messenger é conversar, estar contactado, contactável e essas coisas todas.
E é aqui que o meu entendimento de Ausente esbarra com o real... Espanta-me a panaceia que é esse belo estado Ausente! Para uns é mesmo “não estou cá, fui!” e, nessa situação, tentar comunicar é mesmo falar com as paredes... Nestes casos interrogo-me para que raio é que o Messenger está ligado? Afinal, se não estão não estão, não é mais fácil desligá-lo de uma vez? Dentro desta categoria, ainda temos dois tipos: os ausentes de conveniência, que estão Ausentes com alguma frequência, e os cronicamente Ausentes, que vemos no Messenger às horas mais absurdas ou que estão ligados e momentos depois cruzam-se connosco na faculdade. Para os outros é um “estou aqui mas é como se não estivesse”, que ainda me desconcerta mais. Qual é a utilidade? Evitar conversadores indesejados? Ser deixado em paz? Então para que raio é o Messenger ligado?...
Desculpem a exaltação e o desconcerto... Para mim, o Messenger é um programa de conversação... não de ausentação! E, sinceramente, é um bocadinho desesperante ligá-lo e encontrar todos os meus contactos com o belo do relógio e a indicação Ausente. E a mim, na minha política inocente de falar só com quem se indica disponível para tal, só me resta especar, esperando que alguém dê por um contacto Online afogado em relógios absurdos, e especular. Por isso hoje só vos peço: são capazes de me explicar o sentido e utilidade do Ausente?

4 Comments:

  • Calma rapariga, isso é que é raiva!lolol! Eu acho que sei explicar algumas dessas ocorrências que tu descreves. Nos casos em que alguém está fisicamente ausente, o messenger ligado pode querer dizer que algum ficheiro está a ser partilhado, e para tal não dá jeito o messenger ligado, ou então está ligado porque pode ser a maneira de fazer passar um recado sem gastar dinheiro no tm. Quanto aos que dizes serem "estou aqui mas é como se não estivesse" pode querer dizer uma panóplia de coisas, por exemplo, que se está intermitente, e as conversas poderão não ser contínuas, pode ser que a pessoa esteja ocupada e não lhe dê jeito falar muito, pelo que as pessoas que metem conversa sabem já que provavelmente haverá pouca responsividade, e outras vezes pode dar-se o caso de realmente a pessoa ter o messenger ligado e dar dois dedos de conversa durante uns minutos e não querer estar especado frente ao computador. lololol. De resto, conheço casos em que o estado online suscita intermináveis inícios de conversa que, pode não ser o que a pessoa deseja, e podem vir de pessoas que, sejamos sinceros, não apetece falar, o que torna o deixar passar essas pessoas um pouco mais inconveniente ao não responder a uma abordagem enquanto online. Como vês minha cara amiga, arranja-se explicação para tudo,lololol. Qualquer esclarecimento é só contactar. :o)))))))))
    Beijos grandes doidivanas!!

    By Blogger Palroni, at 4/12/05 14:27  

  • Assino por baixo do comentário do Mr. Palroni.

    Falo por mim. Até estou ocupada, mas ponho o sinal de ausente porque esse faz barulhinho... assim se for alguém com que preciso de falar... falo. Se não, falo mais tarde quando puder. ; )

    É tudo uma questão de estratégia. lol

    By Blogger Andrea, at 4/12/05 15:29  

  • Também sou um ausente crónico... :o)

    Normalmente, tem a ver com:

    1. não me convir conversar com certas/todas as pessoas

    2. não me apetecer conversar com certas/todas as pessoas (geralmente, com certas :P)

    3. não estar no PC (para este caso, geralmente, e para orientar as pessoas para as quais estou incondicionalmente disponível - namorada, etc. - uso o "Volto já").


    À pergunta "então porquê o Messenger ligado?", respondo:

    - para os 2 primeiros casos que referi, é para não barrar totalmente a possibilidade de alguém vir falar comigo (o "ausente" funciona como uma desculpa politicamente correcta para o facto de, se não me convier, não responder :P), também para deixar a porta aberta às referidas pessoas para quem, incondicionalmente, se estiver lá, estou mesmo lá.

    - para todos os casos, especialmente o 3º, conta o factor "deixar recado": ao contrário de outros protocolos (Yahoo, ICQ), o MSN nao suporta "offline messaging" (tipo voice mail: tás offline, mas a mensagem é enviada e aparece quando te ligares da próxima vez).

    *

    By Anonymous Anónimo, at 8/12/05 18:27  

  • Obrigada por todas as respostas! Saio deste post um pouco mais esclarecida... :P
    Beijinhos a todos e até breve

    By Blogger Rita Costa, at 8/12/05 19:12  

Enviar um comentário

<< Home