O espelho de Narciso

terça-feira, 30 de novembro de 2004

Expectativas: as coisas

Expectativa s. f. esperança fundada em promessas ou probabilidades; expectação.
.
Ontem ouvi um comentário muito habitual acerca deste sentimento: "estou com tantas expectativas que...". Todos nós já proferimos pelo menos uma vez na vida esta frase tão cheia de reticências mas tão clara, afinal.
Aquele que nunca se sentiu atraiçoado pelas expectativas que atire a primeira pedra. Nem que seja na experiência mais vulgar à face da Terra, cada um de nós já se deparou com um amontoado de ideias pré-concebidas que nos deixam um amargo na boca quando a realidade não preenche os requisitos da nossa imaginação. Acontece frequentemente com cinema e teatro (nunca me hei-de esquecer a reacção da minha mãe e dos meus "vizinhos de cadeira de cinema" no final de A Vila, com tanta expectativa que se formou acerca dos filmes de M. Night Shyamalan), acontece algumas vezes com planos – trabalho, lazer, férias – e acontece de vez em quando com os nossos projectos de vida. Os "castelos no ar" levam tempo a construir e é insuportável vê-los ruir ao mais pequeno sopro da vida.
Acerca deste tema interessante, existe uma teoria interessante. Tenho um amigo de insuspeitas tendências estóicas que defende que devemos exigir e esperar pouco da vida pois seremos mais felizes. Ou seja, o plano perfeito para contornar a carga de sofrimento que as expectativas podem trazer. Só que eu não concordo com isto. Respeito, mas não concordo. Porque sei que é duro sonhar e sofrer, mas a felicidade mais saboreada é aquela alcançada com esforço. Metas exigentes, desde que alcançáveis, criam expectativas mas também motivação para lutar contra as adversidades. Vale a pena o esforço! Vale a pena expectar, para se alcançar...

2 Comments:

  • Eu acho que é sempre bom ter um ponto de referência por onde guiar a vida, mesmo que antecipado e apenas imaginado. Mas também acho que isso não é tudo e que as coisas devem ser mantidas no seu lugar. Não digo que as desilusões possam ser sempre evitáveis, mas, já agora que fazemos esforço para viver a vida segundo essas tais metas, porque não tentar aplicar essas metas com conta peso e medida, de uma forma razoável, criando-nos uma certa base de conforto e precaução para as desilusões. Fiz-me compreender?!Lol
    Continua a escrever com esta frequência, que isto é que a gente gosta
    lol
    beijitos grandes

    By Blogger Palroni, at 30/11/04 18:45  

  • Eu acho que é sempre bom ter um ponto de referência por onde guiar a vida, mesmo que antecipado e apenas imaginado. Mas também acho que isso não é tudo e que as coisas devem ser mantidas no seu lugar. Não digo que as desilusões possam ser sempre evitáveis, mas, já agora que fazemos esforço para viver a vida segundo essas tais metas, porque não tentar aplicar essas metas com conta peso e medida, de uma forma razoável, criando-nos uma certa base de conforto e precaução para as desilusões. Fiz-me compreender?!Lol
    Continua a escrever com esta frequência, que isto é que a gente gosta
    lol
    beijitos grandes

    By Blogger Palroni, at 30/11/04 18:46  

Enviar um comentário

<< Home