O espelho de Narciso

quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

Rotina

Pareço uma criança ou, como dizia a minha amiga Eva, um autista. Apercebi-me esta semana que preciso de rotinas para me organizar!
O que há de tão extraordinário nisto é eu nunca me ter considerado uma pessoa necessitada de rotina. Muito pelo contrário! Gosto de diversificar, de fazer coisas diferentes quando há essa oportunidade, esqueço-me dos horários de refeições, finto os horários de sono... Claro que não descobri repentinamente que não posso adiar um só minuto um horário pré-estabelecido ou que tenho de fazer impreterivelmente as coisas por uma determinada ordem. A comparação foi meramente metafórica! Mas esta semana fez a diferença a nível psicológico, para mim: chegar ao bar e não encontrar os rostos amigos que estou acostumada a encontrar, virar do avesso idas e vindas, dormir numa casa diferente, falhar aquela organização de um dia na faculdade que ao longo do semestre me marcou o passo... Tudo isto influenciou a minha vivência desta semana de loucos!
Talvez seja apenas a minha percepção de uma semana mais dura de roer, em que eu própria não andei ao meu ritmo habitual. Porque também há muitas semanas diferentes das semanas de aulas e não há nada mais imprevisível do que dias de férias. Mas aquele ambiente da faculdade... ou as peças estão todas no sítio, o mecanismo bem oleado e as alterações são conscientes, ou então não há Rita que resista a essa incerteza! E até aposto que é isso mesmo: a falta de estabilidade, de previsibilidade numa altura em que preciso de mais apoio porque, por mais anos de vida de estudante que tenha, nunca vou conseguir passar calma e serenamente pela experiência de fim de semestre/época de exames. O que vale é que a partir de hoje vou ficar confinada à minha casa... na rotina semestral do estudo intensivo para os exames que já se aproximam perigosamente!