O espelho de Narciso

domingo, 20 de fevereiro de 2005

Torre Vã

Alentejo. Vou de viagem. Contemplo a estrada por onde seguimos, ladeada de sobreiros e pasto. O Sol que aquece através dos vidros e a paisagem dourada lembram-me o Verão escaldante daquelas paragens. E, num quilómetro não diferente dos outros, os meus olhos pousam numa placa que diz: Torre Vã. Uma estrada mais ou menos secundária é o caminho onde começa a minha imaginação, cultivada com brincadeiras de faz-de-conta e contos de fadas. No fim daquela estrada mais ou menos secundária vejo, qual conto da Rapunzel, uma alta torre de pedra, isolada entre relva viçosa e flores perfumadas. Consigo discernir, por entre as fendas que mais parecem postigos do que janelas, uma donzela entrançando o cabelo sedoso e esperando o seu príncipe. Parece que chega até mim o som de uma melodia trauteada, acompanhada pelo som do tear.
Torre Vã. O que um nome tão simples consegue suscitar na minha mente... De repente fui transportada pela criança que ainda vive em mim para um mundo de sonho, construído sobre nuvens brancas e fofas, com torres altas e imponentes, donzelas de longos cabelos e complicados vestidos, príncipes encantados e cavaleiros andantes. Tudo isto num piscar de olhos... No momento seguinte, estava de novo dentro do carro a devorar os quilómetros, a ouvir na rádio "Everlasting Love" de Jamie Cullum e a saborear o calor do Sol através do vidro. Sabendo que no final daquela estrada encontro apenas uma aldeia caiada de branco...

2 Comments:

  • É no Mundo dos Sonhos que tudo pode ser mais bonito e bem melhor.
    Beijinhos grandes :)

    By Blogger Palroni, at 21/2/05 22:05  

  • lindo, pessoa.. lindo. Cai por acaso aqui... pesquisando sobre torres.

    eu morro ai pertinho... no meio dessas coisas.

    abraço

    By Blogger Biagio Pecorelli (be.), at 6/7/08 21:53  

Enviar um comentário

<< Home