O espelho de Narciso

domingo, 16 de janeiro de 2005

Quem me mente?

Na nossa vida, construímos uma identidade própria que nos define e diferencia dos outros. E parte dessa identidade é-nos dada pela imagem (corporal) que concebemos de nós e a que temos acesso por representações: imagens no espelho e fotografias. Ao longo da nossa vida, familiarizamo-nos com esses reflexos de nós e aprendemos a reconhecer aqueles traços e expressões como nossos.
Recordando isto, dei por mim a observar o meu reflexo no espelho. Os traços e expressões que aprendi a reconhecer como meus estavam lá, como sempre. Sou eu, indiscutivelmente! Mas também sou eu indiscutivelmente nas fotografias e essa imagem parece-me tão diferente... É o mesmo rosto, os mesmos olhos, o mesmo cabelo mas, no seu todo, há algo de diferenciador.
Como será que as outras pessoas me vêem: como me vejo ao espelho ou como fico representada nas fotografias? Em princípio, faria sentido que a minha verdadeira forma física fosse a da fotografia e o espelho uma reinterpretação interna do que os meus olhos vêem. Mas depois vem-me à cabeça aquele fenómeno tão interessante chamado fotogenia. Todos nós sabemos que há pessoas que são favorecidas pela máquina fotográfica, e vice-versa, e também que em determinadas fotografias aquela pessoa “não parece nada ela”.
Afinal, quem me mente, ao mostrar-me um eu diferente: a máquina fotográfica ou o espelho? Sei há muito tempo que a imagem que conheço de mim reflectida no espelho pode não ser fiel ao que sou, ao que os outros vêem. Mas parece-me que também a máquina fotográfica nem sempre é fiel ao original.
Que fenómenos estão na raiz de tudo isto? E, se ambos não me retratam fielmente, quem me mente mais? Aceitam-se respostas... mais ou menos científicas!

1 Comments:

  • Se encararmos o Mundo como estritamente relativo e dependente do ponto de vista de quem o vê, vivemos inúmeras mentiras...mas cabe-nos a nós incorporarmos e atentarmos às que queremos que sejam verdade.
    Beijinhos grandes e bom estudo

    By Blogger Palroni, at 17/1/05 21:50  

Enviar um comentário

<< Home