O espelho de Narciso

quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Castelos no ar

(Já) Não é fácil construir castelos no ar!
Neste mundo carregado de regras e dogmas, sinto que até os próprios sonhos são controlados... Já não conseguimos sonhar apenas um terreno bom para alicerçar os nossos sonhos, é preciso ter um registo de propriedade. Já não podemos construir à nossa vontade uma humilde cabana ou um magnífico palacete, temos de nos guiar pelo PDM e pelo RGEU. Já não podemos morar lá quando nos apetecer e fazer o que quisermos, temos de prestar contas às Finanças e pagar os impostos. Precisamos de pedir licença a meio mundo para sonhar e esperar a autorização da outra metade para viver o que sonhamos.
Às vezes só me apetece gritar, romper esses véus e muros que nos engaiolam como espécimes à espera de comprador e que nos restringem ao que os outros definiram para nós. Quero quebrar essas correntes invisíveis com que me agrilhoaram à nascença e que me controlam, quero desfazer essas expectativas e convenções que me limitam. Quero construir o meu castelo no ar com sonhos reais e sentimentos verdadeiros, quero fazê-lo à minha maneira, sem ninguém a dizer-me como o devo fazer. Quero viver os meus sonhos sem receio do amanhã, das represálias, das repressões. Quero sacudir o pó, o medo e a realidade de cima de mim e deixar-me ir, mesmo contra toda a sensatez... Simplesmente deixar-me ir!