O espelho de Narciso

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Consciência de mim

A esta altura, já devem estar todos a pensar: “Mas o que lhe deu afinal?” Nada mais simples: vontade de viver!
Esta época em geral é, para mim, uma das melhores do ano. As férias tiram-me o cansaço do corpo e renovam a vontade de ser útil e entregar-me com afinco às tarefas que forem postas na minha frente. Dou por mim no final do Verão a saborear com mais prazer o Sol e o descanso, numa despedida doce que sei que não tarda, e a apreciar mais, no reencontro, os bons momentos que passo com amigos tão diferentes. O sorriso não me larga e a energia transborda.
Este ano não é excepção e, para adicionar um pouco mais de condimento, o estágio e o 5º ano trouxeram-me a consciência de que este é o meu último ano de estudante, (já não tão) longe das responsabilidades da vida adulta. Essa consciência dá-me energia extra para aproveitar cada pequeno momento da minha vida privilegiada de estudante e para lutar com mais persistência pelo meu futuro profissional. E isso passa por valorizar os momentos que esta vida me oferece, correr atrás dos projectos que me fazem crescer, viver menos com os olhos cravados no futuro ou enredada nos “ses” do passado e mais compenetrada no presente, no que posso agarrar “aqui e agora” e torná-lo meu.
Quero aproveitar este impulso para ser mais, para me agigantar perante os desafios e problemas da vida em vez de me fazer pequenina e invisível. Quero agarrar a energia, a confiança, a iniciativa que esta época do ano e da minha vida me oferece e expandi-las, gravá-las na minha alma e torná-las duradouras. Não sei se serei bem sucedida mas quero tentar... por mim!